STEP-UP! SAFETY
Colin Powell “There are no secrets to success. It is the result of preparation, hard work, and learning from failure.”
Bombeiros, polícias, militares, proteção civil e seguranças privados são um dos principais corpos de estruturação do país, trabalhando sob permanente tensão. Estes são os cuidadores a quem é fácil reconhecer gigantescos níveis de stress profissional.
O que pode facilitar ao profissional da area “safety” a manutenção da energia, da motivação, da serenidade e da performance dos primeiros tempos não são apenas as competências que aprendeu na sua formação (as chamadas Hard Skills). O que faz a grande diferença, o que transforma um profissional desmotivado (e, tantas vezes, à beira de burnout) num líder e cuidador de excelência, são as competências que permitem a construção de pontes entre os conhecimentos técnico-científicos, os grandes desejos de realização pessoal e a missão e objetivos da instituição em que trabalha (bombeiros, polícias, militares, proteção civil e seguranças privados …). Estamos, aqui, a falar das “Core-Skills”.
As Core Skills são competências funcionais e de empregabilidade essenciais que elevam a níveis superiores a criação e perceção de valor, que transformam um profissional cuidador e protector num líder cuidador. Para os bombeiros, polícias, militares, proteção civil e seguranças privados, estas são as competências que lhes permitem viver a sua vida profissional sem dilaceração interna, com satisfação e alegria e focados nos objetivos fundamentais. São as Core-Skills que transformam a perceção que o profissional da area de “safety” tem da sua função, da sua missão e do seu valor, tornando-o num protagonista fundamental da produção da segurança e da estabilidade.
A SM-Safety tem vindo a desenvolver um conceito único, e em torno deste conceito algumas das mais eficazes metodologias de empoderamento (Trans-Formações) de profissionais ligados à segurança e estabilidade. O conceito STEP-UP! Safety contempla o que de melhor existe em Soft-Skills, num contexto de desenvolvimento do propósito individual e da missão profissional, integrados nos objetivos das instituições de segurança.
É uma metodologia centrada na pessoa, que trabalhada de forma experiencial, e que eleva os profissionais e as equipas da segurança (e, por arrasto, as próprias instituições de Segurança) a patamares mais elevados, produzindo:
- incremento significativo na qualidade da comunicação/relação e liderança
- maior capacidade de gestão de stress e resiliência
- resultados efetivos na formação de equipas coesas
- aumento da satisfação dos profissionais e clientes
- alinhamento dos bombeiros, polícias, militares, proteção civil e seguranças privados com a missão e objetivos da sua instituição
Esta metodologia tem suporte nos mais recentes resultados das neurociências, envolvendo o aprofundamento do “propósito” e a sustentabilidade de longo-termo das mudanças no individuo, na equipa e na instituição. As instituições de Saúde são, hoje em dia, locais onde surgem cada vez mais os chamados wicked problems que, pela sua complexidade, exigem abordagens específicas. A longa experiência de vários colaboradores da Singular Minds Portugal em diversas áreas da Saúde trouxe inputs relevantes, que aumentam significativamente a proposta de valor STEP-UP! Health. Em cada instituição, para cada equipa, olhando a situação de cada profissional e dos seus doentes, a Singular Minds propõe trans-formações tailor-made, que respondem da melhor forma às necessidades.
A Singular Minds Portugal tem ainda, no seu portefólio, um conjunto de ações de trans-formação especialmente dedicadas aos profissionais da Segurança, em parceria com instituições de investigação e do ensino superior, que vão desde cursos de formação avançada em liderança e trans-formação de stress, a ferramentas específicas para lidar com o stress, até pós-graduações em diversas áreas comportamentais em contextos da saúde emocional.
O conceito STEP-UP! está trabalhado para que estes profissionais possam posicionar-se em patamares mais elevados.
Dedicamo-nos a cuidar dos cuidadores!
.