Self Storytelling o segredo para atingir o “sucesso” com serenidade
Já imaginou como seria se os seus colaboradores conseguissem desempenhar as suas tarefas com menor esforço e alcançar melhores resultados? E que existe uma forma de adquirir e manter o propósito e motivação, com resultados a longo prazo?
O Storytelling tem como objetivo aumentar a flexibilidade e alargar as perspetivas do ser humano. Porque, desta forma, ele pode alcançar os resultados desejados, conhecer-se melhor e desenvolver-se. Mas, onde estão as sinergias entre o storytelling e as empresas? Para isso, vamos entender melhor o que é o storytelling.
.
O que é o Storytelling?
Storytelling é a capacidade de contar histórias importantes ou relevantes. As mentes humanas dependem de histórias e da arquitetura da história como o roteiro principal para compreender, dar sentido, lembrar e planear suas vidas – bem como as inúmeras experiências e narrativas que encontram ao longo do caminho pessoal e profissional.
História é: como contamos histórias sobre nós mesmos para nós mesmos. Por história entendo aqueles contos que criamos e contamos a nós mesmos e aos outros, e que constituem a única realidade que conheceremos nesta vida. Sua vida é sua história. Sua história é sua vida.
Contar histórias para nós mesmos nos ajuda a navegar no nosso caminho pela vida porque elas fornecem estrutura e direção – questão tão importante na vida atual – frequentemente e automaticamente procuramos uma explicação de porque é que as coisas acontecem connosco, e a verdade é que as coisas simplesmente acontecem, não é uma explicação em si – o que alimenta uma possível teoria de por que precisamos, ou mesmo criar, Deus ou deuses – as histórias impõem significado ao caos, organizam e contextualizam nossas experiências sensoriais, que de outra forma poderiam parecer nada mais que uma sequência de fatos bastante incolor. A história é a nossa criação da realidade.
.
Eu sou a história em que acredito – Self Storytelling
Todas as pessoas e organizações têm uma história. Nosso destino segue nossas histórias, é fundamental que façamos tudo ao nosso alcance para que nossas histórias saiam certas e possamos assim obter saúde e bem-estar pessoal e profissional. Nossa capacidade de contar histórias é o nosso dom mais profundo, por isso o self storytelling é tão importante.
O problema: para a maioria de nós, a história de vida significa uma edição séria. Para editar uma história disfuncional, deve primeiro identificá-la. Para fazer isso, deve responder à pergunta: em quais áreas importantes da minha vida está claro que não posso atingir meus objetivos com a história que tenho?
O seu self storytelling é premissa de sua história, a sua missão, o propósito da sua vida!
Aquele que tem um motivo para viver, disse Nietzsche, pode suportar quase qualquer coisa, qualquer como ou qualquer acontecimento.
A 100% quando a minha história está alinhada com o propósito!
No storytelling, em cada história é vital que se entenda o propósito por trás do que está sendo dito. O primeiro passo crítico para acertar a história é garantir que a história que está a contar no momento esteja alinhada com a missão final da sua vida, uma frase que uso em grande parte como sinônimo do “propósito”, e não apenas um propósito.
A missão final é aquilo que continuamente renova o espírito, que o faz parar e cheirar as rosas. É a força indomável que o move para a ação quando nada mais pode.
Questão tão relevante na época atual, por isso nos propomos em conjunto a fazer este percurso com a ferramenta de storytelling, ao reescrever e dar significado à sua história, o que conta a si mesmo, de uma forma pratica e experiencial, onde nesta descoberta e alinhada com o seu propósito, dará aquele significado maior que o faz ir além com saúde e bem-estar.
Por isso a razão do nosso slogan: “Your purpose, your life, your company”.
.