Mindfulness essencial para a saúde e bem-estar nas organizações

.

 

.

A gestão de pessoas de forma eficiente é uma das principais variáveis para o sucesso de qualquer empresa. Neste contexto, os gestores de recursos humanos assumem actualmente uma importância muito grande nas organizações. Existem diversas ferramentas ao dispor destes profissionais, que lhes permitem gerir os seus recursos de forma mais eficiente. Uma das mais eficazes é o Mindfulness.

A maior parte das empresas já é inteligente, uma vez que já possui estratégia, marketing, finanças e tecnologia. O que vai marcar a diferença entre as empresas no século XXI é conseguirem ser saudáveis num ambiente VUCA (volatility, uncertainty, complexity, ambiguity).

Augusto Curry menciona que o atual meio-ambiente origina no ser humano a síndrome do pensamento acelerado (SPA), em que o cérebro não consegue parar, ao estar constantemente numa velocidade de processamento alto, em que o pensamento permanece agitado, dificultando a consciência do momento presente e da sua concentração.

Algumas das consequências poderão ser a ansiedade, o stress, a inquietação, o burnout/esgotamento, o cansaço constante, estar deprimido, os lapsos de memória, a impulsividade, etc.

O cérebro precisa de fazer pausas, é aqui que surge o Mindfulness, por forma a fazer pausas ao longo do dia, desfrutar de um maior relaxamento, abrandar interiormente, mudar hábitos, ter disponibilidade interior, aquietar ao estar no momento presente, para ter saúde e bem-estar pessoal e profissional.

.

Usar o Mindfulness em seu benefício

O Mindfulness é a tradução de Sati, uma palavra indiana antiga, que tem o significado de consciência, atenção e recordar.

Quantas vezes cada pessoa se perde nos seus pensamentos? Ou que está em modo de piloto automático? Em que muitos desses pensamentos, provávelmente são inúteis e tornam as pessoas reféns dos seus próprios pensamentos, ao não sentir ou viver o que está a acontecer no momento presente, apenas no aqui e agora.

Mindfulness é um conjunto de atitudes que permitem que se esteja no momento presente. De acordo com centro de Mindfulness da Universidade e Oxford, Mindfulness é considerado uma competência fundacional (foundational skill) da Inteligência emocional, com qualidades como compaixão, a curiosidade e a aceitação.

Além de aumentar a saúde e bem-estar, o Mindfulness ainda evita custos diversos, como a perda de conhecimento e queda de produtividade, sempre que um colaborador sai da empresa ou baixa a rentabilidade, ou não produz com o absentismo.

Esta é uma abordagem diferenciada e que permite uma abertura mais eficaz e profunda, com o recurso a um método essencialmente experiencial e vivencial, usando ferramentas como MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction).

.

 

Para saber como a sua empresa pode ter mais saúde e bem-estar, contacte um profissional da Singular Minds.





    Acordo RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados)*
    Eu concordo que este site armazene e trate as informações por mim enviadas de modo a responder à minha solicitação. Para os devidos efeitos declaro que li e aceito as condições gerais da Politica de Protecção de dados.